Como escolher a maquiagem e a roupa para ir ao trabalho?

Meninas, vou confessar que adoro  ser atendida por uma vendedora bem arrumada(também  simpática e humorada!). E eu tenho certeza que não sou só eu, não é verdade?

Várias vezes entramos em uma loja, e uma vendedora descabelada nos atende e assim que a gente sai da loja, a primeira coisa que faz é logo falar do cabelo da tal com a amiga do lado.

Mas, pior ainda é quando você está na situação de ser a vendedora descabelada ou desarrumada, e ouve um comentário sobre o jeito que você está vestida. Daí não pode né, gente! Tem que gastar pelo menos um tempinho checando o visual e não pode dar bobeira.

Mas tem meninas que tentam se arrumar tanto que acabam gastando muito tempo em se arrumar, e caprichando além da conta , e passando uma imagem que não tem nada a ver com seu emprego.

Mas então como se arrumar com bom gosto, de uma forma que transmita a imagem do seu local de trabalho?

Bem, vou deixar algumas dicas simples com vocês. Primeiro, lembrando que eu não sou uma expert em maquiagem e bom gosto, e vou passar o que eu acho bonito e o que me incomoda quando eu vejo. E gostaria que vocês deixassem nos comentários as opniões de vocês sobre o que vocês concordam e discordam, ok?

Pra mim, pra começar, o mais importante é você ter em mente em que tipo de empresa você trabalha. Claro que empresas mais sérias como escritórios de advocacia e Rh se arrumam mais  formalmente comparados a escritórios de design e comunicação. Lojas também requerem um perfil diferente, de acordo com que tipo de produtos vendem, e que tipo de clientes atendem.

No caso das moças que trabalham em loja, alguns pontos devem ser observados:

  • Que tipo de cliente minha loja atende?
  • Como eles costumam se arrumar?
  • Recebo elogios pelo jeito que estou arrumada?
  • Que tipo de vestimenta atrai elogios e que tipo atrai atenção indevida?
  • Com que tipo de produto eu trabalho? (Se forem cosméticos aí a atenção tem que ser redobrada por que você tem de estar muito bem arrumada para passar confiança nos produtos aos clientes).

Recomendo que você deixe de lado exageros, e adapte a maquiagem ao que você achar mais apropriado.Aposte nos tons neutros, pois principalmente em empresas mais conservadoras esses são os mais apropriados pois são mais discretos.E lembre-se você não deve parecer maquiada, mas sim arrumada.


Roupas:

Certifique-se de que elas estão bem passadas e limpas. E sem buracos!

Procure sempre combinar os estilos do que você está usando, principalmente se você não usa uniforme. Ao usar acessórios tome muito cuidado para não ficar chamativo demais.

Pergunte-se: Se o dono da empresa chegar aqui agora e me chamar para almoçar , estou vestida adequadamente?Essa é uma boa forma de traçar o perfil da empresa.

Mãos, unhas e esmaltes:

As mãos precisam de grande atenção, devem estar sempre bem cuidadas. Carregue um hidratante na bolsa, para que elas não fiquem ásperas.

O tamanho das unhas deve ser curto ou médio e as mantenha bem cuidadas, mesmo que você não esteja usando esmalte.Mantenha sempre algodão e acetona disponíveis e caso o esmalte começe a descascar, retire imediatamente.

Escolha esmaltes claros em tons neutros e transparentes (como brancos, beges e rosinhas) ou cremosos/escuros (beges, vermelhos fechados, vinhos, café, berinjela etc).Tome cuidado com tons mais quentes e vibrantes como pink, alaranjados, vermelho-tomate e preto, pois não são muito aconselháveis.Evite os esmaltes cintilantes e metalizados, exceto se a cor for neutra como um bege-escuro ou um cinza-chumbo, por exemplo.

Maquiagem:

  • Pele:  Primeiro lave bem o rosto e aplique um hidratante. Protetor solar é indispensável faça chuva ou  faça sol.Se a sua pele é boa, você não precisa aplicar nada. Mas se quer corrigir um pouco manchas, espinhas e olheiras, invista em uma boa base, no tom exato da sua pele, e faça camadas finas. Uma boa dia é aplicar com as mãos pois deixa as camadas bem finas e naturais. Cobrir 50% já é o suficiente.
  • Correção: Pode aplicar o corretivo se desejar, mas cuidado para não deixar a pele pesada, e lembre-se que quanto mais coisa você poe na pele, mais artificial ela fica, e com o decorrer do dia, ela fica craquelada e com aspecto feio. E quanto mais produtos, mais difícial é manter no lugar e retocar depois. Então deixe a pele leve, pois você vai ficar com a maquiagem o dia inteiro.
  • Pele oleosa: Se sua pele for oleosa, passe um pouco de pó, mas cuidado para não ficar artificial.Mantenha o pó na bolsa, para retocar durante o dia.Para quem não gosta de base e tem a pele oleosa, maquiagem mineral é a melhor opção, pois fica natural, a camada fica fina, e durante o dia ele absorve a oleosidade da pele, o que deixa a  mais natural ainda.

  • Blush: Deve combinar com o tipo de pele de cada pessoa. Nem sempre aquele rosinha combina com os tons de pele mais escuros, então é bom você ir até uma loja e testar vários tons até achar o ideal. O Blush serve para dar uma corzinha, e tirar aquela cara de fantasma, para dar a sensação de que você tomou um solzinho. Não exagere, você não está indo a uma festa junina.


  • Lábios: Aposte nos batons cor-de-boca, ou um outro tom neutro mais escuro puxandopara  o rosa-queimado ou marrom claro.  Os batons escuros devem  ser evitados.
  • Olhos: Aposte em tons claros e sombras neutras.Boas opções são cores próximas à: cobre, mel, cinza, marrom, grafite, violeta, rosas claros, verdes escuros, etc.Evite tons metalizados e brilhosos, e diga não ao glitter, por que ele cai pelo rosto durante o dia e faz uma bagunça. No fim do dia tem glitter até na orelha.

Delineador cai sempre bem, mas lembre-se que se você está atrasada, o delineador só vai te atrapalhar.Ao usar o lápis para contornar os olhos ou fazer um traço com o delineador,tome muito cuidado. Opte por cores mais claras e fuja do preto, deixe para ser utilizado à noite.

Algumas meninas que amam usar o lápis preto em volta do olho todo. Cuidado! Mantenha em mente que lápis de qualidade ruim borram e escorrem, te dando uma aparência feia e desleixada no decorrer do dia. Então escolha um lápis de qualidade boa para evitar isso.Use curvex e rímel também, mas lembre-se: quanto mais você maquiar perto dos olhos, mais aparecem as linhas de expressão.

Uma maquiagem leve,pode levantar o visual, disfarçar imperfeições e olheiras. Além de passar uma imagem melhor, vai te deixar mais segura pra enfrentar o dia no escritório.

Reserve algum  tempo durante o dia para checar seu visual no espelho, e escove os dentes, retoque o desodorante, etc.Não use fragrancias muito fortes, lembre-se dos clientes com alergias e dos seus colegas de escritório, principalmente se você trabalhar em um ambiente fechado ou com pouca ventilação.

A palavra de ordem na hora de se vestir e maquiar na hora de trabalhar é coerência. Por hoje é só!

Um beijo,meninas!

Kah

11 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Priscila

    Sem dúvida esse assunto requer bastante cuidado meeesmo. Mudei para Porto Alegre para fazer faculdade, mas, antes disso, sempre trabalhei na empresa do meu pai e nunca me preocupava com o visual para ir trabalhar. Verão era bermuda e havaianas! Hahahaha Agora, trabalho em um escritório jurídico e a coisa teve que mudar. Dava uma suuper preguiça pensar em que vestir pela manhã, mas acostuma. Sem contar que até nos sentimos melhor ao perceber que não estamos “chonga” perto das outras colegas, né? Adorei o post! Beiiijos…

    Responder
  2. Tata

    Adorei a parte “não exagere vc não está indo a uma festa junina” rs…
    Falando disso eu fico abismada com o numero de mulheres que encontro no meu dia-a-dia (trabalho e faculdade) que exageram absurdamente no blush. E esse numero vem crescendo.
    Sobre o post é perfeito, as dicas são ótimas e concordo. No meu trabalho roupa e sapato são separados a noite, a maquiagem é bem cara de “nasci assim”.
    Beijos…

    Responder
  3. Mariana

    Falou tudo nesse post !
    Muitas vezes as pessoas acham que estão indo à um desfile de moda, de tão ‘arrumadas’ que estão.
    Confudem estilo proprio !!

    Adorei as dicas, no meu trabalho eu abuso do rimel , e uma corzinha simples nos labios. Fica natural.

    Beijoooos

    Responder
  4. walquiria

    mto bom o post, eu trabalhei em uma loja de roupas onde a gerente sempre dizia “nós vendemos beleza , entao temos que estar bem arrumadas”, e como usava uniforme nao era dificil , um saltinho discreto pra ficar de pé o dia todo uma maquiagem neutra o cabelo e unhas bem limpos e um acessorio que nao chamasse + a atençao que vc ja era o suficente.
    Estar bem arrumada no trabalho é + que uma obrigaçao, pra quem ainda trabalha no comércio como eu, acaba que estando em uma vitrini o tempo todo onde um monte de gente te vê, e tudo que queremos é vender e passar uma boa imagem da mesma forma que queremos ser bem atendidas por pessoas bem arrumadas

    Responder
  5. ameiii a matéria!
    Recentemente eu estava com essa dúvida acredite!
    Principalmente com relação a make, até lá na empresa usamos fardinhas e como isso ajuda viu! é um oba!
    Então optei por um DUO NEUTRO, como sou morena uso tons de pele, um branco,marrom e preto até porque estamos no inverno.

    Responder
  6. Ana Carolina Santana

    Então, pois é……… eu trabalho em um laboratório, ou seja, nem dá pra ir chique demais e nem maquiada demais. Eu apenas uso um pó mineral na pele, corretivo, rímel e blush. Com relação à roupa, sempre é calça jeans e blusas de malha. Por baixo do jaleco nem dá pra usar coisas demais.

    Responder
  7. Francieli Ferreira

    Adorei o post, ótimas dicas.
    Estou me adaptando a sempre passar um rimel e um blush pelo menos.

    Beijos

    Responder
  8. Bruna Feitosa

    Adoro esse assunto. Trabalho numa empresa de comunicação visual, e esse é meu primeiro emprego. Assim q comecei no trabalho todas as minhas amigas ficaram falando pq eu vinha trabalhar com esmalte neon. Aí resolvi meu problema conversando com meu chefe. Ele disse q super-aprova os esmaltes neon, q se eu gosto não tem problema nenhum. Eu adorei.

    Responder
  9. Vitoria Helena

    OBRIGADAAAAAAA ! Pelo post, sábado vou fazer uma entrevista de emprego na C&A do shooping, aqui em sp, mogi das cruzes, e estava meia nervosa de como me vestir, me maquiar, em lojas do shooping as moças são sempre bem arrumadas e tudo mais né, a beleza vai ser a 1° coisa que eles vão ver né. Post perfeito, e caiu como uma luva. Beijos adoro seu blog.

    Responder
  10. Mariana

    o que mais faz diferença em trabalho é quanto de contato com cliente vc vai ter e em que circunstâncias.
    quanto menos contato, mais vc é livre para se vestir, dentro de certos limites de relaxo e vulgaridade que não rolam, mas dá pra ter mais personalidade.

    Responder
  11. Blenda Luyza :)

    mtu bom adoreeeeeeeeeeeei ajudou

    Responder

Deixe um comentário