Como manter a pele saudavel e combater as rugas?

Post por em Pele

Esse é um assunto que começa a nos assombrar desde bem novinhas. E quanto mais o tempo passa, mais a gente fica preocupada e atenta às mudanças na nossa pele.
É normal que com o passar do tempo nossa pele perca a hidratação e vá ficando mais ressecada, e conseqüentemente a gente perde a elasticidade, ficam flácidas e acabam aparecendo linhas finas que mais tarde viram linhas “grossas”, as rugas.

Mas a gente vê que algumas pessoas conseguem ficar mais velhas e ainda manter uma pele com aparência bem saudavel, enquanto outras parecem envelhecer mais rápido. Claro que a genética conta um pouco para isso, mas há várias coisas que podemos fazer para ajudar a nossa pele a se manter mais saudavel e jovem com o passar dos anos. Vamos aprender?

Há basicamente dois processos que fazem a pele envelhecer mais rápido:  a oxidação e a glicação.
A glicação é  uma mistura de açucar com proteínas (que acontece quando a gente come doces e massas demais) que destrói as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele, e causam a flacidez.
O segredo aqui é controlar a alimentação. Evite doces e massas e invista nas frutas, legumes e alimentos que fazem bem para a pele, como o peixe que contém omega 3.

Já a oxidação acontece quando substâncias químicas instáveis que se formam tanto fora quanto dentro do nosso corpo e atacam nossa membrana celular para se estabilizar (radicais livres) e destroem o DNA das células. Daí a nossa pele fica flácida, com manchas e marcas de expressão.Temos então que evitar os fatores que contribuem para a formação de radicais livres como: poluição, radiação ultravioleta do sol, cigarro, álcool, estresse, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.
Você pode notar que as pessoas que fumam tem rugas e marcas de expressão mais fundas que as pessoas que não fumam, fora as manchas na pele e a coloração acinzentada ou amarelada.
Mais uma vez controlar a alimentação ajuda muito, pois encontramos antoxidantes importantíssimos em alimentos comuns:  avitamina C está presente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola; a vitamina E é encontrada em óleos vegetais, castanhas, azeite, amêndoas, nozes e legumes; selênio, presente na castanha do Pará e carnes; a vitamina A é encontrada em vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga e zinco, presente em carnes, peixes e aves.
Beber muita água todos os dias também ajuda a manter a pele hidratada.

Mas não podemos esquecer jamais do protetor solar, afinal ele protege a nossa pele contra os raios ultra violeta, que não são encontrados apenas no sol, mas também em vários tipos de lampâdas comuns e em monitores e televisores também. Lembre-se sempre que a ação dos raios ultravioleta é cumulativa, ou seja, se você teve uma insolação quando tinha 13 anos, esse dano causado na sua pele pode se transformar em rugas e até em câncer quando você tiver 30 anos!.

Agora vamos falar de cremes hidratantes anti-idade que são importantíssimos, pois hidratam a pele, devolvem a elasticidade e combatem a flacidez. Vários cremes também suavizam as linhas de expressão que já existem e previnem o aparecimento de outras.
Os  dermatologistas recomendam que se começe o uso de anti-idade a partir dos 25 anos, mas não é por isso que nós que somos mais novas não vamos usar hidratante na pele, nós devemos sim, hidratar a pele todos os dias, independente do creme conter anti-idade ou não. Assim quando a gente chegar aos 25 já vamos estar com uma pele ótima, e vamos ter poucas linhas de expressão para nos preocuparmos.

A consulta de um dermatologista é essencial, assim podemos achar o creme certo para a nossa pele.

Mas como podemos fazer para disfarçar as rugas e linhas de expressão que já temos com maquiagem?
Há algum tempo atrás publicamos um tutorial completo contendo muitas dicas sobre como usar maquiagem para disfarçar as rugas e parecer mais jovem.Também temos um vídeo no youtube ensinando como delinear olhos caídos, que ficou muito bom!

E vocês gatas, o que usam para combater as rugas? Alguma dica especial?


7 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Eu sempre me preocupei com a pele porque a minha é super seca, em todo o corpo e no rosto também! Então, nas festas de 15 anos enquanto minhas amigas choravam as espinhas, eu emplastava a cara de creme Nivea (oleoso) para ver se hidratava um pouco! Eram dois mundos bem diferentes,né?
    Hoje, aos 33, tenho uma rotina bem séria de cuidados, pois já aprecem manchinhas e rugas também. A pele seca tem muito mais rugas!!!! E eu ainda tenho olheiras para combater… Não é fácil!

    Adorei o Post!
    Lila Czar

    Responder
  2. Kah

    A minha sempre foi MUITO oleosa, e agora as linhas finas estão aparecendo D:
    Genética meio ruim, minha pele é muito flácida, agora estou tendo que ter cuidados extra pra tentar deixar ela mais bonita ;__;

    Responder
  3. Mirella

    Eu faço esfoliação uma vez por semana. No banho mesmo. E minha hidratação é um verdadeiro ritual matinal e noturno! hahhaha
    Eu lavo com sabonete da capricho, uso leite de colônia (o melhor, desde a epoca da minha avó hahaha) e uso hidratante oil free de manhã, porque minha pele é oleosa e um gel hidratante noturno, os dois da linha solutions am pm complety balance da avon.
    O gel é o meu favorito, deixa a pele fresquinha e hidratada! Amo!!!

    Responder
  4. Jamile

    Oi gurias! Recentemente eu fui numa dermato porque queria saber o tipo certo de creme para a minha pele. Eu estava crente que ela ia me indicar uma pilha de cremes, pra várias coisas. Minha surpresa quando ela, no primeiro mês, só me receitou lavar o rosto com um gel de limpeza (Effaclar). Depois receitou um creme (muito bom, por sinal, Age Care) para usar só à noite. E protetor muito solar. Aliás, pra quem tem pele oleosa, o protetor Minesol Oil Control (30) é uma maravilha! Os tais dermocosméticos são mais caros, mas valem a pena. Estou levando os cuidados bem a sério e a minha pele melhorou muito nos últimos dois meses.
    Ah e adoro o blog de vocês!

    Beijo!

    Responder
  5. Ludmilla Sanches

    A D O R E I o post!!!!!

    bjus***

    Responder
  6. Lucia

    Quer dizer que meu lindo sorvete de creme ali no freezer, indispensável na TPM, é responsável pela tal glicação? Socorro! E eu gastando com Chronos, Redermic e Genifique?

    O MUNDO É MUITO INJUSTO! #prontogritei

    Responder
  7. Eu já usei tantas coisas para combater as rugas, apesar de não ter muitas, mas é melhor se prevenir o que mais uso ultimamente é o protetor solar. Esse eu uso até em casa.

    Responder

Deixe um comentário