Nós, mulheres, temos prazo de validade?

Não fiquem assustadas. Esse “prazo de validade” não veio da minha cabeça.  Aliás, tô até agora enojada pelo que li nos comentários da matéria feita pelo Clic RBS, portal aqui do RS. A matéria elogiava  a boa forma da atriz Letícia Spiller aos 41 anos. Até aí, ok. Mas os comentários masculinos me deram asco.

Um senhor , disse que as mulheres tem prazo de validade, que homens que mantém relacionamento com mulheres acima dos 35 anos, tem meninas de 20 por fora, para poderem se satisfazer. Não adianta estar em boa forma depois e certa idade, importa estar jovem. Segundo ele, claro. Que somos iludidas achando que nos querem após essa idade , que eles só querem as novinhas e nos enganam.

Já outro rapaz, é ainda mais radical: até 30 anos ou menos dá pra ficar  com alguma mulher, porque na casa dos 27, já não servem pra nada.

Só a mulher que envelhece? Não. 

Mas desde 1900 e guaraná de rolha, os homens acham que as mulheres mais velhas não servem para nada. Que as ninfetas que prestam. E a mídia tende a enfatizar isso e os famosos idem. Raros casais da mídia mantém seus relacionamentos longos. A maioria dos velhotes anda com moçoilas jovens, saradas, que em busca do amor, fama e dinheiro, aceitam ficar com eles. Se elas gostam, não vou criticar. Não estou dizendo que homem velho não presta, mas estou falando dos relacionamentos descartáveis.

Tá, mas e as quarentonas pegando novinhos, tu não vê? 

Vejo, mas geralmente elas tem melhor condição financeira do que os rapazes em questão. Nos bairros pobres, é bem escasso o número de mulheres casadas ou que mantém relacionamento com meninos mais jovens. Analise, eu pelo menos vejo isso.

E a crueldade com que as coisas são ditas, me enoja de tal maneira…Porque homem pensa que não envelhece, que não fica caído, que não fica enrugado, que não tem cabelo branco. Mas a gente ( e esse ” a gente” , somos eu, você a torcida de todos os clubes do Brasil e do mundo) contribui pra que eles se sintam assim.

Exemplo: 

  • Homens velhos com cabelos brancos: charmosos
  • Mulher velha com cabelo branco: desleixada ou assumiu a idade mesmo
  • Homem com mulher mais jovem: garanhão
  • Mulher com homem mais jovem: ‘quenga’
  • Homem com rugas: normal, olha a idade dele!
  • Mulher com rugas: relaxada, não se cuidou!
  • Homem com roupa desajeitada: ah, tadinho! Ele não tem gosto pra se arrumar ou uma mulher que o ajude
  • Mulher com roupa desajeitada: ai, que horror! Como pode andar na rua com uma roupa dessas?

Eu entendo que nós mulheres (nem todas, eu sei!) contribuímos pra esse pensamento machista, velho, de mente tacanha. Eu tenho trabalhado bastante para colocar não só na cabeça dos homens que convivo que nós não temos prazo de validade e que sim, eles também envelhecem, ficam enrugados e com o piu -piu mole.

Não sou feminista, menos ainda recalcada. Orgulho-me dos 31 anos que tenho, acho que estou ótima para minha idade e só queria ter uns quilos a menos, mas isso não me faz valer menos que ninguém.

Agora, se eu fico velha, se você fica velha, ok! E que bom que ficamos velhas, sinal que estamos vivas! Mas homem também envelhece, e alguns ficam muito enrugados. Nem por isso, os descartamos!

P.S: A matéria em questão está neste link. 

Você tem  prazo de validade?  Eu não. 

Aliás, tenho. Quando Deus quiser me levar embora. Aí sim, acabou minha validade. Até lá, valho e muito! 

Você também, sua linda! 

 

25 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Nita

    Isso está na nossa cabeça, a gente queira ou não, enfiado goela abaixo. Aqui mesmo no blog, uma matéria que me chocou foi da Cameron Diaz, que foi a um evento com pouca maquiagem e alguns fios brancos. Foi visto como desleixo. Eu achei ela linda a vontade, tão natural, gente como a gente que não teve tempo ou paciência de retocar os fios… e claro que sei que sou minoria. Outra matéria também foi um comparativo entre celebridades da mesma idade. Enfim, também não sou feminista, mas tenho ideias feministas e acho que todos deveriam ter (homens e mulheres) para diminuir o machismo tão forte presente no nosso dia a dia, que beira a ignorância e causa muita dor física e emocional.

    Responder
    1. Oi Nita, eu não gosto de cabelo branco. E em mulher, acho sem graça. Uma única pessoa que acho que ficou linda de cabelo branco foi Meryl Streep em O diabo veste prada. Assim como cabelo preto ou liro não fica bem em todo mundo, branco também não. Mas tu já viu alguém dizer que é feio tal homem andar de cabelo branco? Aposto que não! E com o comparativo de gente da mesma idade, é normal. Uns tem a pele mais hidradata e cuidada, outros não. Mas aqui NUNCA FOI DITO que mulher tem prazo de validade e meuito menos que a gente vale menos que homem. Nem vai ser, NUNCA. Beijoooo

  2. Ligia

    Pri, desculpa… mas você é feminista, sim. não deixe se levar pela fama que o termo foi adquirido graças ao femen ou as misândricas. Feministas são todos e todas aqueles que pregam pela igualdade dos gêneros.
    Mulher ser considerada puta, acabada, piranha, bonita-mas-burra…. é tudo machismo dos bravos! Não vá por essa de “sou feminina, não feminista.” não te nada a ver!
    Sou mulher, feminina, feminista, heterossexual e, sem querer parecer muito metida (mas já parecendo), estudante de arquitetura de federal (não sou burra) e modelo (não sou feia). Ou seja, não aceito essa desculpa de “feminista é tudo gorda-feia-mal amada”. Sou só mais uma que quer igualdade e poder escolher ou não se quero sair arrumada, com a raiz do cabelo pra pintar, de burca ou de legging. E não ser julgada por nada disso!
    Beijos!
    E concordo com tudo o que disse, tirando obviamente, o que argumentei acima.
    Tudo de bom pra você

    Responder
    1. Oi Ligia, que honra ter alguém tão culta e esclarecida lendo meu blog. Gosto de debates francos, sem ofensas, conversas bacanas, gosto de interagir. Talvez eu tenha a imagem distorcida do feminismo, mas sou feminina. Eu me cuido, gostaria de ser mais perseverante nas dietas, mas não sou feia. Então, tá resolvido. Hahaha!
      Eu procuro igualdade desde que eu era criança, acho. Sempre achei que podia brincar com brinquedos de meninos e eles também, com os meus. Acho que cada um se veste da maneira que quer, e as pessoas opinam. Mas julgar é bem diferente de opinar.
      Direitos iguais nós temos. E tuuudo de bom pra ti também! Comenta mais, gostei de você! Beijos

    2. Anaa

      Exatamente, as mulheres precisam entender que ‘ser feminista’ não é abolir a depilação e odiar os homens. Feminismo é apenas acreditar que homens e mulheres são e/ou devem ser iguais em direitos. Esse é o ponto de partida.

    3. Ligia

      Pri, fiquei até sem graça 🙂
      Mas não sou culta, menina! Sou normal. Mas é sempre legal ouvir elogios! Hahahaha
      a verdade é que acompanho seu blog há um tempao, desde a época da Kah! Mas nunca comentei… tentarei comentar mais, eu imagino que deva ser muito chato preparar um texto e não ter feedback.
      Beijos!

    4. Lígia, comente mais! legal saber que me acompanhas a tempo. O maior elogio ou carinho que pode vir de uma leitora é um comnetário, negativou ou positivo, pode acreditar! Beijocas!

  3. Ligia

    Ps.: quando digo igualdade, não quero dizer que homens e mulheres são iguaizinhos. não são. diferenças fisiológicas tão aí pra provar. Digo igualdade de direitos. ponto.

    Responder
  4. Dri

    Olha aprendi que no mundo, existe gente pra tudo. Ninguém tem prazo de validade, pois não somos mercadorias. Mas vai tentar convencer um machista disso. O negócio é deixar pra lá e seguir em frente. Um dia a gente acha quem nos valoriza. Tenho 33 anos sinto na pele o preconceito, quando muitos se admiram por eu, supostamente não aparentar. Como se vc devesse ter determinado rosto ou corpo em determinada idade. Só a paciência. Bjus Pri!

    Responder
    1. Verdade, Dri. Paciência e só! Um beijão!

  5. Anaa

    Mas os comentários de qualquer matéria de portal de notícia é nesse nível mesmo, mostra a essência podre do ser humano. “Nunca leia os comentários”, diz o ditado. Vc está certísima na postagem, existe essa diferença de tratamento mesmo, mas não acho que os comentários da notícia é que levam a essa conclusão, pq parece que só tem monstro comentando.

    Responder
    1. Oi Ana, não tem só monstros comentando, mas tem alguns ali que nem monstros são. hahah! Beijos

  6. Maíra

    Pri, confesso que fiquei com nojo desses comentários machistas; até lembrei do meu marido que um dia disse que estou feia, pq engordei muito, pq eu só era “boa” no início do namoro e tal… mas o idiota nem se olhou no espelho, pois está com uma barriga enorme bem maior que a minha, aí eu me arrependo de estar com uma pessoa assim… fico super mal… mas enfim, na realidade a gente se espanta, mas convivemos com esse machismo o tempo todo e sim, também temos culpa pois nós mulheres (a maioria) tb criticamos diversas situações que reforçam ainda mais o tal machismo…
    Difícil lidar com tantas opiniões, mas o importante é respeitarmos todas elas.
    Grande bj!

    Responder
    1. Mas homem não se enxerga, Maíra. Vejo cada brucutu cuidando moças lindas e nem dando bola pra suas esposas. As coisas mudam com o casamento. O seu mudou, o meu mudou, quase todos mudam, mas muita gente não gosta de admitir. Gente tosca tem em todo lugar! Não de deprima, voc~e vale muito, menina! beijocas

  7. Olha, Pri! Homem que acha que mulheres tem o seu prazo de validade são nada mais nada menos que homens inseguros! A mulher mais madura, tem uma experiência de vida mais aguçada e é segura de sí! E homens que pensam como estes que falam este tipo de coisas tem receio de mulheres assim! É melhor para eles ficar com as “novinhas” que ainda não tem conteúdo formado, sabe? Então, flor desencana e não ligue para estas pesquisas! Quem gosta de mulher de verdade e não só de uma bundinha e peitinho empinadinho e durinho, estes são homens de verdade! E ponto! bjokas, flor!

    Responder
    1. Alguns homens tem medo de mulheres mais velhas pois elas geralmente sabem o que querem. Fato. Beijos Isa!

  8. Bruna

    Certa vez, um cara me disse que não adiantava a mulher ser jovem e linda, mas não conseguir manter uma conversa por mais de 5 minutos. Infelizmente, tem homens que preferem uma boneca sem opinião do que uma mulher de verdade.

    Responder
    1. Eu também penso isso, mas tem homem que só quer mulher pra mostrar para os outros. Se for burra, não importa, importa so seer jovem e bonita. 🙁 Bjos

  9. Cristina Mota

    Eu tbm nao aceito esse tipo de comentario, mas acho que na nossa cultura as mulheres julgam muito umas às outras quanto a aparencia e etc. Nao somos so um ser exterior, devrmos preservar o interior tbm.

    Responder
  10. maria

    Nossa como pode ne? Não temos prazo de validade não! !!

    Responder
    1. Não temos mesmo! Bjs

  11. ALYNE GUEDES

    Nada a acrescentar ao seu texto, falou e disse tudo. Bjs

    Responder
    1. Obrigada, Aline! Beijos

  12. Karina

    Ah, não…. feminista e recalcada na mesma frase é muito senso comum, sabe? sou muitíssimo feminista, tenho muito orgulho disso. Nada recalcada. Pôxa você me faria bastante feliz se lesse um pouquinho sobre feminismo. Vale muito a pena. Beijos e boa sorte.

    Responder
    1. Oi Karina, tu entendeu o que leste? Na era da internet, qualquer mulher que defende com afinco os direitos das mulheres é chamada por alguns e algumas de “recalcada”. Aliás, recalque hoje em dia é utilizado para qualquer coisa que você não concorde e manifeste isso. Beijos:)

Deixe um comentário