Dona de casa online: Como diminuir ou eliminar o cheiro forte na areia dos gatos

Que eu sou  apaixonada por gatos, vocês já sabem, né?

Mas o que estas bolinhas de pelo tem de fofinhas, os seus dejetos tem de mal cheirosos! E por mais que a areia sanitária seja boa, sempre sobra um odorzinho característico das fezes e urinas dos gatos. Em casas pequenas, como a minha, isso chega a incomodar. Eu uso areia com perfume, mas ainda assim, exala odor.

5531_render_garfield

Como não tenho como ficar cuidando cada vez que eles vão na caixa de areia, só limpamos uma vez ao dia a caixa, aqui em casa. E não tem jeito, quem entra, já sabe que eu tenho gato. E e não gosto que a minha casa tenha esse cheiro. Tentei aditivos de fragrância, trocar a marca da ração, mas nã adianta. Cocô e xixi de gato fede e ponto.

Mas agora no final de ano, fiquei como cat sitter  de uma amiga aqui em Porto Alegre, e com a Eliana, aprendi o truque que vou ensinar hoje!
Os-10-poderes-do-bicarbonato-de-sódio1

Como fazer? 

Coloque a areia limpa na caixa e depois, adicione umas três colheres de bicarbonato de sódio. Sim, aquele que se compra em casa de confeiteiro mesmo. E ela me deu mais uma dica: comprar no mercado público é mais barato. Meio quilo aqui em Porto Alegre sai R$ 5.

Daí, basta recolocar uma colher de bicarbonato, cada vez que você retirar os dejetos do seu gatinho, que o cheiro vai diminuindo mesmo. Claro que de vez em quando, eu coloco a menos e o cheirinho volta, mas tudo se ajeita.

Vale a dica, né?

O meu amor pelos meus gatos Lolo e Rupert é enorme! E vocês, gostam de gatinhos?

Beijos,Pri

13 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Nita

    Eu também tenho uma vida agitada, trabalho, estudo, dona de casa. Mas se eu limpar uma vez só por dia, uma das minhas gatas se recusa a ir na caixa suja e ou se tranca toda ou faz em lugares errados. Então limpo assim que acordo, quando chego em casa e na hora de dormir. No mínimo! Adorei a dica, vou tentar. Abraço!

    Responder
    1. Oi Nita, eu não consigo parar pra limpar 3 vezes ao dia. Só de noite que limpamos aqui em casa. Tenta a dica, tomara que goste! Beijoca!

  2. Bianca

    Se você colocar um pouco de farinha de mandioca crua, fica melhor ainda. Parece loucura, mas funciona muito bem. Eu coloco 3 partes de areia + 1 de farinha + 1 pacote de bicarbonato e misturo muito bem.
    O xixi seca super rápido e forma torrões bem durinhos. Secar rápido é o que mais ajuda a areia a não cheirar mal. Eu uso Pipicat Perfumada, pq gosto bastante dessa areia e ela é das mais baratas onde moro, mas esse truque de misturar a farinha com o bicarbonato funciona até na areia mais vagabundinha. 😉

    Responder
    1. Bianca, adorei essa dica da farinha de mandioca, vou testar e ver se funciona aqui! Também uso a pipicat perfumada! Uma vez comprei uma tri cara de silica gel e foi uma porcaria. Mas amei a dica da farinha mesmo!Beijos

  3. Danubia Moro

    Pri, sera que serve para aquelas pedrinhas de sílica tb??
    Eu vi o gatoalete, um adaptador que vai ensinando os mimis a usar o vaso sanitario, to pensando em testar, acho que se desse certo o cheiro iria melhorar muito, sem contar que é mais fácil limpar o assento do vaso hehe
    beijos

    Responder
    1. Bah Danúbia, é meu sonho que eles usassem o vaso! Não sabia desse gatoalete, vou ver! Quanto à silica, ela é como a areia, pra absorver o pipi e o cocô, mas meus gatos não gostaram, além de fazer cocô no chão enquanto tava aquilo ali. E é caro, 20 pila o pacote. Bjs

    2. Nita

      Gatos são gatos e só usam o que querem 😛 Já ouvi histórias de sucesso com o gatoalete e outras bem frustrantes. Mas não usaria aqui em casa, só tenho 1 banheiro e prefiro dividir com humanos, hihihihi. Fora a possibilidade de não usarem né? Bjs!

  4. Vanessa

    Meninas, não entrem nessa do gatoalete não. Ainda mais se tiverem mais de um gato. Comprei dois, fiz exatamente como indicam, e dois meses depois, tinha duas gatas fazendo N°1 e N°2 no local errado e disputando território! Nenhum gato é igual ao outro, uma aceitou super bem a redução da quantidade de areia, a outra é extremamente dependente ainda. Resumindo, não deu certo. Acabei abandonando a tentativa de ensinar a usar o sanitário, pelo menos por enquanto. Porque já deu para antecipar o problema: Imagina duas gatas fazendo suas necessidades em um único sanitário durante um dia inteiro? Óbvio que no terceiro xixi já ia dar problema, como deu com os gatoaletes, que são pequenos demais. Agora estou testando esses grãos de serragem, para ver se elas se adaptam. A dica do bicarbonato é boa, já usava, mas acho que estava usando pouco. Vou fazer a mistura com a farinha também! Obrigada pelas dicas.

    Responder
  5. Vyh

    Estava pesquisando bastante sobre e muitas pessoas falam para usar farinha, a minha areia ja tinha que ser trocada mas antes para testar usei a farinha nessa areia que ja tinha que trocar e melhorou quase 100%! A minha areia é a pipicat perfumada. Graos finos, amanha quando limpar a caixa e trocar a areia vou por a farinha e o bicarbonato pra sempre agora kkkk Estava sofrido esse cheiro no meu banheiro!! A caixa dos meus gatos ficam la. 😛 Obrigada pelas dicas me ajudou muitoooo

    Responder
  6. liane

    Muito bom , adorei todas as ideias.

    Responder
  7. Alessandra

    P eliminar o cheiro totalmente, uso areia sanitária q pode se jogar dentro d vaso sanitário. Assim, deixo a cx areia n banheiro mesmo. Qdo está suja, coleto e jogo n vaso. E fantástico! Essas areias são mais caras, mas vale a pena !

    Responder
    1. Valeu pela dica! Bjs

  8. ROSANGELA ADUSINDA MARCANDALLI

    Eu uso o Fresh Litter da EasyPet e House, pode colocar um pouco embaixo ou em cima da areia normal… Tenho 2 gatas e uma Persa é uma Maine Coon, a Persa tem uma desinteria crônica dá p imaginar? foi o único produto q resolveu o problema… Super indico….

    Responder

Deixe um comentário