Como escolher a cor certa para os cabelos?

 




Retirei esta reportagem do O Globo, e resolvi postar aqui por que achei interessante saber como escolher o tom certo para nossos cabelos er também, como não errar feio na escolha do tipo de tintura:

Escolha da tintura depende do tom da pele e da personalidade

Para mulheres com pele branca ou rosada, o que fica bem são os louros, acobreados claros ou castanhos. Cabelos vermelhos escuros (mais para o vinho) não combinam com peles muito claras. Caso tenha a pela clara e olhos muito escuros, o loiro pode não lhe cair bem e ficar com aspecto artificial. As morenas mais coradas (com toque avermelhado na pele) ficam lindas se optarem por tons que as deixem loiríssimas ou acobreados escuros ou castanhos.

Para as morenas pálidas ou com tom de pele oliva, a dica é escolher os tons de castanho ou acobreados escuros. Se a idéia é valorizar a beleza negra, os tons acobreados, preto ou castanhos são apostas certas. As negras não combinam com tons loiros, principalmente se os cabelos forem muito crespos, pois parecem artificiais. O expert ainda dá uma dica para todas as mulheres. Após os 40 anos, usar cores claras para deixar o rosto mais leve.

Os produtos de coloração agridem os cabelos?
Os sistemas de coloração hoje vem com os tratamentos pós coloração, que são fundamentais para selar as cutículas, manter as cores por mais tempo e com mais brilho, como o caso de Koleston.
Colorir os cabelos provoca fios brancos precocemente?
Não. Os fios se tornam brancos quando não há mais produção de melanina na raiz. E isso é decorrência natural da idade, sem esquecer, também, o fator hereditário.
O cabelo após alisamento pode ser colorido imediatamente?
Não, o ideal é aplicar a coloração 15 dias após o alisamento. Ainda assim, deve-se verificar a estrutura dos cabelos antes de utilizar a coloração.
Qual o período ideal para fazer o retoque nas raízes?
O retoque das raízes deve ser realizado entre 30 e 40 dias após a data da coloração anterior. No caso das colorações permanentes como Koleston recomenda-se a reaplicação após 6 semanas. Os cabelos crescem, em média, 1cm ao mês e, certamente, a cor estará desbotada. O desbotamento da cor é ocasionado pela ação de agentes externos (sol, poluição, cloro etc.) que provocam uma oxidação natural. Para manter a cor viva e uniforme, use xampus e condicionadores específicos para cabelos coloridos. Quanto ao retoque, a periodicidade depende do crescimento do cabelo.
Se deixarmos o produto agir por mais tempo, o resultado será uma cor mais intensa ?
Não é recomendável alterar o tempo da ação descrito nos rótulos dos produtos, pois estes são formulados para o tempo máximo descrito nos rótulos. Uma maior exposição ao produto pode gerar um resultado diferente do esperado.
É verdade que tons louros resistem mais tempo sem desbotar?
Sim. Tons aloirados resistem mais tempo a fatores externos (vento, poluição, sol, cloro). Os escuros desbotam com mais facilidade.
Como fazer para mudar a cor do cabelo para uma tonalidade mais clara?
Se os cabelos nunca foram coloridos, isto é, a cor é a natural, pode-se aplicar uma coloração permanente para clareá-los, pois este tipo de coloração tem poder de clareamento de 2 a 3 tons mais claros que a cor natural. Agora, se os cabelos forem coloridos e o desejo for uma cor mais clara, deve-se lembrar que coloração não clareia coloração, por isso será necessário descolorir os cabelos antes de aplicar a nuance mais clara. Caso contrário os cabelos ficarão manchados. As colorações semi-permanentes também não têm poder de uniformização de cor, isto é, os cabelos podem ficar manchados.
Diferença entre as colorações
Permanentes
São colorações definitivas e devem ser usadas por quem tem muitos fios brancos ou por quem quer mudar radicalmente a cor. É a coloração que age no interior do fio de cabelo e permite um resultado mais intenso e mais durável, com a cobertura uniforme de todos os fios, brancos ou não. As colorações permanentes possibilitam cobertura total (100%) dos fios brancos, igualam a cor dos cabelos manchados ou desbotados e permitem mudanças de cor mais radicais. Elas têm poder de clarear de 2 a 3 tons em cabelos naturais e escurecer em quantos tons desejar. Pode-se ir do preto ao louro e aos castanhos ou avermelhados com total segurança de resultado.
Semi-permanentes
São os tonalizantes, também conhecidos como tom sobre tom, colorações que não contêm amônia e possuem baixo teor de oxidante. Os corantes são depositados na superfície dos fios, sem alterar sua estrutura. Por isso, a cor sai gradativamente com as lavagens, sem deixar raízes, com duração média de 20 lavagens. Indicadas para cabelos com até 50% de fios brancos, as colorações semi-permanentes não possuem poder de clareamento. Servem para realçar a cor original (intensificam a cor natural e dão mais brilho), escurecer ou dar reflexos da nuance escolhida, sem alterar a cor base dos cabelos; daí a denominação de tom sobre tom.
Temporárias
Não contêm amônia nem oxidante, por isso os corantes aderem superficialmente sobre os fios e após 5 ou 6 lavagens os cabelos voltarão ao tom natural. Servem para dar brilho e reflexos aos cabelos realçando sua tonalidade natural. Também é ideal para cobrir de forma suave os primeiros fios brancos.

Obrigada por acessar o Shampoo de Laranja!