Como escolher a maquiagem e a roupa para ir ao trabalho?

Meninas, vou confessar que adoro  ser atendida por uma vendedora bem arrumada(também  simpática e humorada!). E eu tenho certeza que não sou só eu, não é verdade?

Várias vezes entramos em uma loja, e uma vendedora descabelada nos atende e assim que a gente sai da loja, a primeira coisa que faz é logo falar do cabelo da tal com a amiga do lado.

Mas, pior ainda é quando você está na situação de ser a vendedora descabelada ou desarrumada, e ouve um comentário sobre o jeito que você está vestida. Daí não pode né, gente! Tem que gastar pelo menos um tempinho checando o visual e não pode dar bobeira.

Mas tem meninas que tentam se arrumar tanto que acabam gastando muito tempo em se arrumar, e caprichando além da conta , e passando uma imagem que não tem nada a ver com seu emprego.

Mas então como se arrumar com bom gosto, de uma forma que transmita a imagem do seu local de trabalho?

Bem, vou deixar algumas dicas simples com vocês. Primeiro, lembrando que eu não sou uma expert em maquiagem e bom gosto, e vou passar o que eu acho bonito e o que me incomoda quando eu vejo. E gostaria que vocês deixassem nos comentários as opniões de vocês sobre o que vocês concordam e discordam, ok?

Pra mim, pra começar, o mais importante é você ter em mente em que tipo de empresa você trabalha. Claro que empresas mais sérias como escritórios de advocacia e Rh se arrumam mais  formalmente comparados a escritórios de design e comunicação. Lojas também requerem um perfil diferente, de acordo com que tipo de produtos vendem, e que tipo de clientes atendem.

No caso das moças que trabalham em loja, alguns pontos devem ser observados:

  • Que tipo de cliente minha loja atende?
  • Como eles costumam se arrumar?
  • Recebo elogios pelo jeito que estou arrumada?
  • Que tipo de vestimenta atrai elogios e que tipo atrai atenção indevida?
  • Com que tipo de produto eu trabalho? (Se forem cosméticos aí a atenção tem que ser redobrada por que você tem de estar muito bem arrumada para passar confiança nos produtos aos clientes).

Recomendo que você deixe de lado exageros, e adapte a maquiagem ao que você achar mais apropriado.Aposte nos tons neutros, pois principalmente em empresas mais conservadoras esses são os mais apropriados pois são mais discretos.E lembre-se você não deve parecer maquiada, mas sim arrumada.


Roupas:

Certifique-se de que elas estão bem passadas e limpas. E sem buracos!

Procure sempre combinar os estilos do que você está usando, principalmente se você não usa uniforme. Ao usar acessórios tome muito cuidado para não ficar chamativo demais.

Pergunte-se: Se o dono da empresa chegar aqui agora e me chamar para almoçar , estou vestida adequadamente?Essa é uma boa forma de traçar o perfil da empresa.

Mãos, unhas e esmaltes:

As mãos precisam de grande atenção, devem estar sempre bem cuidadas. Carregue um hidratante na bolsa, para que elas não fiquem ásperas.

O tamanho das unhas deve ser curto ou médio e as mantenha bem cuidadas, mesmo que você não esteja usando esmalte.Mantenha sempre algodão e acetona disponíveis e caso o esmalte começe a descascar, retire imediatamente.

Escolha esmaltes claros em tons neutros e transparentes (como brancos, beges e rosinhas) ou cremosos/escuros (beges, vermelhos fechados, vinhos, café, berinjela etc).Tome cuidado com tons mais quentes e vibrantes como pink, alaranjados, vermelho-tomate e preto, pois não são muito aconselháveis.Evite os esmaltes cintilantes e metalizados, exceto se a cor for neutra como um bege-escuro ou um cinza-chumbo, por exemplo.

Maquiagem:

  • Pele:  Primeiro lave bem o rosto e aplique um hidratante. Protetor solar é indispensável faça chuva ou  faça sol.Se a sua pele é boa, você não precisa aplicar nada. Mas se quer corrigir um pouco manchas, espinhas e olheiras, invista em uma boa base, no tom exato da sua pele, e faça camadas finas. Uma boa dia é aplicar com as mãos pois deixa as camadas bem finas e naturais. Cobrir 50% já é o suficiente.
  • Correção: Pode aplicar o corretivo se desejar, mas cuidado para não deixar a pele pesada, e lembre-se que quanto mais coisa você poe na pele, mais artificial ela fica, e com o decorrer do dia, ela fica craquelada e com aspecto feio. E quanto mais produtos, mais difícial é manter no lugar e retocar depois. Então deixe a pele leve, pois você vai ficar com a maquiagem o dia inteiro.
  • Pele oleosa: Se sua pele for oleosa, passe um pouco de pó, mas cuidado para não ficar artificial.Mantenha o pó na bolsa, para retocar durante o dia.Para quem não gosta de base e tem a pele oleosa, maquiagem mineral é a melhor opção, pois fica natural, a camada fica fina, e durante o dia ele absorve a oleosidade da pele, o que deixa a  mais natural ainda.

  • Blush: Deve combinar com o tipo de pele de cada pessoa. Nem sempre aquele rosinha combina com os tons de pele mais escuros, então é bom você ir até uma loja e testar vários tons até achar o ideal. O Blush serve para dar uma corzinha, e tirar aquela cara de fantasma, para dar a sensação de que você tomou um solzinho. Não exagere, você não está indo a uma festa junina.


  • Lábios: Aposte nos batons cor-de-boca, ou um outro tom neutro mais escuro puxandopara  o rosa-queimado ou marrom claro.  Os batons escuros devem  ser evitados.
  • Olhos: Aposte em tons claros e sombras neutras.Boas opções são cores próximas à: cobre, mel, cinza, marrom, grafite, violeta, rosas claros, verdes escuros, etc.Evite tons metalizados e brilhosos, e diga não ao glitter, por que ele cai pelo rosto durante o dia e faz uma bagunça. No fim do dia tem glitter até na orelha.

Delineador cai sempre bem, mas lembre-se que se você está atrasada, o delineador só vai te atrapalhar.Ao usar o lápis para contornar os olhos ou fazer um traço com o delineador,tome muito cuidado. Opte por cores mais claras e fuja do preto, deixe para ser utilizado à noite.

Algumas meninas que amam usar o lápis preto em volta do olho todo. Cuidado! Mantenha em mente que lápis de qualidade ruim borram e escorrem, te dando uma aparência feia e desleixada no decorrer do dia. Então escolha um lápis de qualidade boa para evitar isso.Use curvex e rímel também, mas lembre-se: quanto mais você maquiar perto dos olhos, mais aparecem as linhas de expressão.

Uma maquiagem leve,pode levantar o visual, disfarçar imperfeições e olheiras. Além de passar uma imagem melhor, vai te deixar mais segura pra enfrentar o dia no escritório.

Reserve algum  tempo durante o dia para checar seu visual no espelho, e escove os dentes, retoque o desodorante, etc.Não use fragrancias muito fortes, lembre-se dos clientes com alergias e dos seus colegas de escritório, principalmente se você trabalhar em um ambiente fechado ou com pouca ventilação.

A palavra de ordem na hora de se vestir e maquiar na hora de trabalhar é coerência. Por hoje é só!

Um beijo,meninas!

Kah