O manual da noiva: make up, cabelos, unhas

 

Não existe uma maquiagem específica para as noivas. Muitas pessoas colocam maquiagens como regras e modelos, mas o importante é que a maquiagem combine com o estilo da noiva. Tem que estar natural de acordo com o que ela geralmente usa no dia-a-dia e ela TEM QUE se sentir bem, natural.

Algumas vezes chegam para mim noivas que não estão muito acostumadas a usar maquiagem, só o básico, e dizem: “Ah eu pensei em um look mais vintage, com lábios bem vermelhos e aqueeeele delineado” ou então dizem que querem um olho “Preto esfumado chic igual ao daquela personagem da novela”.

Ainda há aquelas que não saem de casa sem um monte de lápis nos olhos e monte de rímel, e pedem um “Look natural” e a gente faz os testes nessas noivas sabendo que elas não vão gostar do resultado, por que elas não vão se sentir bem, não vão olhar no espelho e se reconhecerem.

Acredito que todas vocês saibam que eu sou super a favor de brincar com a maquiagem e fazer looks ousados, coloridos, com formatos estranhos, eu amo isso e aconselho a todas a brincarem também para descobrirem seus gostos. Mas deixem a brincadeira para outras ocasiões, a noiva tem que estar natural de acordo com o que ela costuma usar. Ela precisa se reconhecer e precisa que todos os convidados, amigos, familiares, a reconheçam, não como uma mulher maquiada e arrumada, e sim como ela mesma.

Tendo isso em mente, vou deixar dicas, tanto para a noiva, tanto para o profissional que vai arrumar a noiva.

Lembrando que eu não sou uma expert, e que estou deixando as dicas que eu aprendi no curso, na internet, que eu conheco e uso, mas todos os nossos leitores sao convidados a comentar e deixar suas proprias dicas aqui nesse post.

1. A preparação

Sendo noiva ou maquiador, separe vários looks de revistas para se inspirar. Se você é noiva, imagine-se usando aquele look e imagine o que as pessoas vão falar, e até mesmo pergunte a elas.

Para a noiva

Escolha um BOM profissional, procure recomendações de amigas, familiares e colegas, e peça para ver os trabalhos dele. Fique de olho no tipo de produtos que ele usa. São comprados na farmácia? Ou são de marcas que você costuma usar e confia?

Isso é muito importante pois produtos da farmácia dificilmente vão te dar um bom acabamento que vai durar a festa inteira(claro que há exceções) e resistir a abraços e beijos dos convidados e as suas lágrimas. Lembre-se de que as fotos que você vai tirar vão durar a sua vida inteira, e todo mundo vai ver, e você com certeza não quer estar toda borrada e escorrida nelas.

Exija um tratamento especial mesmo que você tenha que pagar a mais por isso, e tenha em mente que você vai estar sensível, estressada, e que por mais que você seja legal e não costume dar crises, esse é seu casamento e tudo pode acontecer.

Faça toda a depilação necessária no máximo 3 dias antes do casamento. Nós recomendamos de 1 a 2 semanas de antecedência, e nunca deixe para muito perto do casamento, por que podem ocorrer alergias, vermelidão, inchaço do local, e outra vez, nunca diga: Mas isso nunca acontece comigo, minha pele é ótima, por que no casamento tudo pode, e vai, acontecer.

O mesmo para sobrancelhas de henna, faça com bastante antecedência no caso de manchar ou não ficar bom.

Inicie um cuidado especial com a pele, pelo menos, seis meses antes de seu casamento. Se você ainda não tem um dermatologista seria bom visitar um que irá orientá-la. Use o tempo a seu favor e previna-se. Use protetor solar todos os dias. Procure um protetor com um alto fator de proteção (15 ou mais).

Uma maneira infalível para cuidar de sua pele é incorporá-lo em sua rotina diária. Não se esqueça que a pele saudável não vêm apenas com o uso de  produtos próprios para pele, e sim de comer direito, exercícios regulares e de boas noites de sono.

Não use nenhum produto novo na semana no casamento para pele ou cabelos que você não tenha o costume de usar.

Para o Maquiador

A noiva é uma cliente completamente diferente das madrinhas e de qualquer outra cliente. Ela mereçe um tratamento especial, melhores produtos e um maior tempo na sua agenda. Claro que com isso você tem que ter uma tabela de valores diferenciada para elas também.

Então separe as melhores bases para elas, excelentes corretivos, e tenha em mente que a pele delas deve estar impecável.

Lembre-se de que você vai ficar com elas horas antes do grande momento, então elas podem estar sensíveis, histéricas, e você vai ter que ter paciência com elas e acalmá-las.

Inclua também no preço os custos de uma prova de maquiagem/cabelo, pois essa prova é essencial para elas.

Tenha certeza de montar um “kit retoque” para a noiva, peça que ela traga algumas opções de batom e gloss que quer usar no dia, para que ela possa levar com ela, ou tenha alguns disponíveis para incluir no kit. Inclua blotting pappers para tirar a oleosidade do rosto(se você não tem acesso a esse material, simplismente compre uma folha de seda branca, aquelas da papelaria mesmo, e as corte no formato cartão de visita). Inclua pastilhas de menta, fio dental, remédio para dor de cabeça, e outros pequenos agrados que a vão deixar satisfeita.

2. A Maquiagem

Aqui vem um verdadeiro dilema. Por que na verdade a maquiagem da noiva depende de muuuuuitos fatores como por exemplo: O clima, a estação do ano, o horário da cerimônia, o estilo da noiva, a cor e a qualidade da pele, as tendencias, a idade da noiva, a cor do vestido, o nome do papagaio…. Enfim são muitos fatores. Então vou dar umas dicas gerais e depois a gente fala um pouco dessas variantes todas ali de cima.

Evite usar produtos que contenham Filtro Solar(só no dia do casamento)
Eu nunca recomendaria isso, mas geralmente os produtos que contém filtro solar fotografam meio estranho e rebatem a luz por que eles tem óxido de zinco e as fotos ficam meio esbranquiçadas, o efeito fantasma. Isso acontece nas fotos mas não acontece pessoalmente ou em vídeos. Então para garantir, evite usar produtos com FPS sejam hidratantes, bases ou o que quer que contenha FPS.

Vá devagar com o brilho
Claro que um pouco de brilho dá um aspecto jovem e saudável, como por exemplo iluminar os ossos da bochecha, também ajuda a afinar o rosto. Mas exagerar no brilho também fica estrano nas fotografias, pois o brilho tem partículas que refletem a luz e acabam ficando com um aspecto estranho por causa dos flashes. Na dúvida, coloque toda a maquiagem que você planeja usar no dia do casamento e tire fotos de vários angulos. Se algum ficou esbranquiçado ou estranho você já sabe onde tem que diminuir o brilho.

Não use gloss se você vai usar um véu na frente do rosto
Essa dica é muito importante, por que algumas noivas gostam desse estilo, e usar gloss aqui vai fazer uma meleca, por que o gloss vai grudar no véu, e o véu no gloss, e vai borrar e fazer uma bagunça, então evite o gloss. De preferencia aos batons mais sequinhos, e talvez apenas um tinted lip funcione bem.
Depois quando você retirar o véu, retoque com batom e/ou gloss.

Use um primer tanto para o rosto quanto para os olhos
Descubra qual o melhor tipo de primer funciona para você, se a sua pele é oleosa, procure um que controle a oleosidade, se você tem muitos buraquinhos na pele, procure um que uniformize, enfim existem vários tipos, mas eles vão ajudar na hora de fixar a base e deixar tudo no lugar até o final da festa.

Use cílios falsos
Eles ficam lindo nas fotos e abrem o olhar. Procure usar aqueles cílios falsos que vem em tufinhos. Eles vão dar uma bombada no seu visual sem parecer pesado, fica muito sutil. Daí você pode ir adicionando os tufos conforme suas preferências, quanto mais tufos, mais destaque para os cílios.

Dê preferência para maquiagem a prova d’agua
Esse é um dia em que a maioria das pessoas fica meio emotiva, e acaba chorando. Mas não é por isso que você tem que ficar com a maquiagem escorrida e borrada, então procure maquiagens a prova d’agua.

Use pó para finalizar a base
Independente do seu tipo de pele e dos seus gostos, o pó vai ajudar a manter tudo no lugar e ajudar a fazer a maquiagem durar mais. Ele vai dar um acabamento suave a sua maquiagem e vai remover o brilho da pele. As cameras tendem a capturar qualquer brilho que aparecer, então mantenha o pó perto, juntamente com os blotting pappers para retocar.

Estando as dicas aqui, vamos falar dos fatores que interferem na maquiagem.

No inverno a pele deve ser mais opaca, o mais próximo possivel do natural. Se a noiva quiser usar brilho, use um perolado.
Dê preferência aos iluminadores opacos, de um a dois tons mais claros que a pele.
As cores da maquiagem de inverno costumam ser muito próximas do natural da pele. Marrons, rosas, avermelhados e pessegos são os mais usados, já que os looks costumam ser mais clássicos no frio.

No verão a pele aparece mais quente. O pó pode conter brilho e algumas noivas usam bronzeadores, não só no rosto como também no colo e nos braços para uniformizar o look.
Além das cores naturais, os bronzes e acobreados são muito usados no calor, e você pode usar cores mais vivas para colorir a maquiagem.

Na maquiagem para o dia, procure usar algo bem suave e natural. Dê preferência para os blushes e sombras mais claros, e opacos. Evite muito brilho.

Quando a cerimônia acontece a noite, as noivas podem ousar mais no visual. Poderá usar sombras cintilantes, puxando para o dourado, acobreado ou marrom, pó iluminador, muito rímel e delineador, por que a noite combina com brilho.
Mas cuidado para não exagerar, sempre escolha realçar os olhos, as bochechas ou a boca, para nao ficar muito pesado e perder a naturalidade.

Esteja sempre de olho nas tendências da moda, e sinta-se a vontade para usar algum elemento que está em alta no momento, mas não exagere.

Procure sempre combinar seu estilo de maquiagem e cabelo com o vestido, buquet e com o estilo da festa.

Na hora de escolher o penteado, dê preferência a penteados presos, como coques por exemplo. Lembre-se de que você vai ser muito abraçada e beijada, e as pessoas, sem querer vão destruir os cachos que estiverem no seu cabelo.

Não esqueça de maquiar as mãos, especialmente se elas forem manchadas ou tiverem marcas ou cicatrizes.

Procure usar esmaltes claros e naturais, pois suas mãos terão um papel importante: Vão ser foco das cameras na hora da troca de alianças, além de estarem o tempo todo distribuindo acenos e comprimentos.

Bem meninas é isso, deixem suas opiniões e dicas para as nossas noivas de plantão ficarem cada vez mais inspiradas para esse grande dia.