Escolhendo o Demaquilante

 

Montar o look é uma delícia, mas retirar a maquiagem dá uma preguiiiiiiça, certo?

Errado! Errado! Errado!

Demaquilar X Limpar a Pele

Muita gente já se confunde aí. Sim, limpar a pele com produtos de limpeza vão retirar parte da maquiagem, mas não toda ela. Assim como o demaquilante vai retirar parte das “sujidades” naturais da pele, mas nunca tudo.

São etapas diferentes e as formulações dos produtos utilizados para cada uma delas são completamente diferentes.

Vamos começar pensando assim: a maquiagem sempre fica sobre a pele. A gente não absorve maquiagem. Poluição também. Ela chega pelo ar e se deposita na camada superficial.

Já a oleosidade e sebo (as sujidades naturais) surgem de dentro para fora da pele, naturalmente, e se juntam com o que está na parte exterior.

*falando desse jeito já deu vontade de limpar o rosto agora, né?*

Então, por isso, por essas diferentes origens das impurezas, elas exigem produtos diferentes para sua eliminação.

Podemos considerar o Demaquialante como um produto de limpeza pesada da superfície da pele.

O bom demaquilante retira a maquiagem e tudo mais que estiver acumulado sobre a pele, inclusive uma parte da oleosidade, junto com partículas de poluição e células mortas. Um pouco só, não tudo.

Demaquilantes suaves ou comuns não retiram maquiagem à prova d’água justamente porque são feitos à base de água. Não adianta esfregar, colocar força, friccionar contra os cílios e pálpebras; você pode até ferir a região.

Para a maquiagem à prova d’água é preciso um demaquilante bifásico (com uma parte de óleo) ou um creme demaquilante apropriado, que também terá óleo em sua composição.

“Mas, Vivi, minha pele vai ficar oleosa!”

Não vai, Mô Bem, porque você está tirando a maquiagem apenas, não está limpando a sua pele!

Sei que existem zilhões de promessas de produtos vapt-vupt, que “demaquilam e não precisam de enxágue”. Claro, você pode acreditar neles e no Papai Noel, quem sou eu pra desiludir alguém?

Amigas, qualquer um pode dizer qualquer coisa, mas a verdade é aquela que a pele reflete. E se a gente não passa uma aguinha com um produto de limpeza apropriado para a sua pele depois do demaquilante, o espelho vai mostrar logo, logo, se a promessa da publicidade era verdadeira ou não.

Demaquilou? Legal, agora é só lavar o rosto normalmente, com seu produto usual de limpeza.

Mas eu chego tão cansada da balada…
Bom, se eu fosse você, mesmo acabadaça depois da noitche na buatchi, usaria demaquilante e lavaria o rosto antes de desmaiar num sono feliz e profundo. Até mesmo pra poder curtir muitas outras baladas futuras, com carinha de princesa, certo?

Mas se a preguiça for muita, vai aqui uma dica do que costumo fazer (principalmente no inverno) quando jogar água fria diretamente no rosto à noite me causa até um pouco de aflição: usar 2 tipos de lenços de limpeza diferentes.

-Lenço Demaquilante e
-Lenço de Limpeza à base de água.

Os dois, um seguido do outro. É rápido, eficiente e a gente pode dormir com a pele limpinha e a consciência também!

Produtos que já usei e gostei:

BiFacil, Lancôme
Rinse-Off Foaming Cleanser, Clinique
Demaquilantes Avon
Mascara make up remover, Olay

Lenços Demaquilantes Natura Faces
Lenço de Limpeza Facial Express Olay

Lenços Kiss Facial Umedecido Refresh – eu AMO esse lencinho porque ele é praticamente um lenço com água e só. A diferença entre ele e um lenço comum umedecido, pra limpeza de bumbum de bebê, é que esses lenços pra crianças costumam ter glicerina, aloe vera ou outros ativos umectantes e calmantes, enfim, eles têm uma função, que é acalmar o bumbum assado. Pra isso deixam seu resíduo (do bem, naqueles casos) sobre a pele do bebê. Como tudo o que não quero é um resíduo, esse lencinho da Kiss é meu preferido pra finalizar a limpeza, já que a função dele é só refrescar mesmo (com água e um tico de chá branco).

E Shampoo Johnson’s, pode?
Pra mim, pode. Na hora do banho, é meu preferido. No more Tears!

**Vivi é a editora do blog  www.poptopic.com.br e escreve uma coluna  semanalmente para o Shampoo de Laranja. **