Pensamento de domingo: O poder do não

em Sem categoria

 

Muito tem se falado no “poder do não” no BBB.  Não vou falar sobre o programa, fiquem tranquilas. Foi só inspiração para o título do post. Pertinente, aliás.

Gente que tem coragem para assumir uma posição em relação aos assuntos, em relação à vida, muitas vezes é mal interpretada. Hoje em dia, é melhor ficar em cima do muro para ser popular, para ser aceito pelos demais.Não, esse não é o meu caso.

Tudo se torna muito superficial quando aceitamos o que os outros querem, sem manifestar a nossa opinião. Não que seja preciso se rebelar e se opor a tudo que for proposto, mas aprender a dizer “não”  foi uma das coisas que mais me fez crescer e me perceber finalmente como mulher adulta.

Porque convenhamos, um adulto sabe dizer não na hora certa. Adulto sabe negar aquilo que não lhe agrada, que não lhe faz bem e entende que não importa o interlocutor, se a resposta tiver que ser “não”, assim será. E não é que queiramos mal outras pessoas, nem bancar o “estraga prazeres”, mas dizer não é fundamental para que possamos entender quem nós somos. Quais são minhas escolhas de fato, eu realmente quero isso ou estou fazendo só para agradar os outros e ser aceito pela maioria?

E sinceramente, se a pessoa que ouviu o “não” for  inteligente o suficiente,  vai perceber que a negativa não foi para desagradá-lo(a), mas sim, uma maneira de expressar sua escolha, seja profissional, pessoal ou  sobre uma besteira qualquer. E respeitar o seu “não”.

Declinar não é sinal de fraqueza, é sim de que você consegue fazer escolhas e enfim, dizer  o que realmente quer para a sua vida.  O “não” é transformador.

Bom domingo, amanhã voltamos com a ‘programação normal’ :)

Beijo.